26 de dez. de 2011

O Conceito de Qualidade

Existem diversas definições para o termo qualidade, o que torna impossível ter-se uma postura em definitivo para a idéia do que seja realmente qualidade. O certo é que a mesma chegou para ficar, seja no trabalho, em casa, na produção de bens ou na prestação de serviços. Enfim, em qualquer atividade humana, a qualidade tornou-se consenso. Aqui, a ênfase será dada não só para a qualidade do produto, mas de forma idêntica para a qualidade da prestação de serviço. Segue comentários do que seja realmente qualidade do produto, posteriormente, a ênfase será dada para a qualidade da prestação de serviço.

É necessário que tenha qualificação dos funcionários e satisfação do cliente.

Dez princípios da qualidade total:

1°)Total satisfação dos clientes
2°)Gerência participativa
3°)Desenvolvimento dos recursos humanos
4°)Constância  de propósitos
5°)Aperfeiçoamento contínuo
6°)Gerência de processos
7°)Delegação
8°)Disseminação de informações
9°)Garantia da qualidade
10°)Não aceitação de erros

 Estes 10 itens são necessários para um bom funcionamento da organização de sua empresa, casa e em qual quer lugar, qualidade e organização são dois princípios que não podem faltar na vida de quais quer pessoa.
 Toda boa empresa tem normas como por exemplo: ISO(International Organization for Standardization)
ou seja, Organização Internacional de Normalização; temos uma organização nacional que é a DIN e temos os 5S que são muito utilizados, tanto no Japão que foi o país digamos assim pioneiro e também é norma em muitos outros países.

OS 5S DA ADMINISTRAÇÃO JAPONESA

K A I Z E N



1 - K A I Z E N
           Kaizen é uma palavra japonesa que significa mudança para melhor ou  aprimoramento contínuo e que permeia toda a Administração Japonesa. Kaizen pode então, até servir de sinônimo de  Administração Japonesa.
          E a chamada Administração Japonesa de hoje, na realidade, é toda uma tradição de educação de berço do japonês, complementada por conhecimentos do management norte-americano a partir dos Anos 50. Em outras palavras, valores humanos japoneses complementados por conhecimentos técnicos em Administração norte-americanos, e aplicados em empresas japonesas.
Os 5 conceitos são:

1.º S - SEIRI - SENSO DE UTILIZAÇÃO
CONCEITO: "separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário".

2.º S - SEITON - SENSO DE ARRUMAÇÃO
CONCEITO: "identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar
facilmente".

3.º S - SEISO - SENSO DE LIMPEZA
CONCEITO: "manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e aprendendo a não sujar".

4.º S - SEIKETSU - SENSO DE SAÚDE E HIGIENE
CONCEITO: "manter um ambiente de trabalho sempre favorável a saúde e higiene".


5.º S - SHITSUKE - SENSO DE AUTO-DISCIPLINA
CONCEITO: "fazer dessas atitudes, ou seja, da metodologia, um hábito, transformando

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